sexta-feira, 10 de março de 2017


Um certo Luís Freitas (Raposa) Lobo
 
Há uma grande vantagem quando se fala de futebol.

Pode-se criticar o Benfica por utilizar os lançamentos de linha lateral para mandar a bola para a área mesmo antes de daí resultar golo e, no momento seguinte, passarmos simplesmente a referir que o Benfica utiliza esta táctica, sem qualquer juízo de valor.

Podemos glorificar o Guimarães e toda a estratégia montada e ficarmos quedos de tristeza quando o Benfica marca um golo.

Podemos dizer que “preparamos jogos” nos nossos devaneios, que os portugueses não nos merecem, a nós, os sábios, os especiais, que passamos horas a ver vídeos de autoconsolarão.

Podemos enfim, ser subtis, chico-espertos cirúrgicos, especialmente quando trabalhamos em empresas da mesma índole, que ocultam imagens e traçam linhas que nem a estupidez humana supera.

Nas nossas alucinações, tudo é táctica, um xadrez humano harmonioso e científico. Não falamos de árbitros quando o Benfica é prejudicado mas falamos de árbitros caso contrário.

Queremos é falar do jogo, de coisas que não sabemos mas imaginamos com palavras difíceis que dão ares de credibilidade, sempre com cuidadinho para não ferir o dono.

De resto, toda a gente é clubista, mais ninguém gosta de futebol, apenas gostam dos seus clubes. Podemos insultar quem faz comentários, dizendo que não têm neurónios, uma cambada de ignorantes.

E nós e os nossos moinhos de vento, sempre firmes em divagações, ainda por cima pagas,  sobre os médios centro e os laterais a compensar…

Tentamos enfim ficar na história quando não passamos de emplastros na efémera procura de glória.

Como um desses comentadores de fora, tendo até já passado por dentro em tempos de que guardo saudades, e com todo o respeito que o jornalista Mário Fernando merece, tenho a dizer o seguinte:

O Futebol Português não existe nem poderá existir enquanto houver um estado sem lei no nosso país.

Há um clube em Portugal que ganha e ganhará mesmo com treinadores medíocres e jogadores banais.

Tudo o resto são bazófias, vou ali agora ao dentista arrancar o meu duplo pivot!

Sem comentários:

Enviar um comentário